quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

mais Ideias

Ontem um responsável da empresa dinamarquesa Ecoplage esteve na praia do Ancão, no Algarve a apresentar um sistema de protecção à erosão costeira.

segundo notícia no jornal Açoriano Oriental:

Novo sistema pode contrariar erosão costeira

O ‘ecoplage’, sistema ecológico para controlar a erosão das praias em risco, poderá solucionar o problema da destruição dunar na Costa da Caparica, mas só hoje será feita uma primeira apreciação[...]

[...]As obras de alimentação artificial das praias da Costa da Caparica com areia estão previstas para arrancar em Abril, mas o sistema ‘ecoplage’, um método dinamarquês descoberto em 1983 que tem como objectivo controlar a erosão marítima e reconstituir e alargar as praias em risco, pode ser uma alternativa, caso o município esteja interessado.

O responsável pela empresa que veio apresentar os sucessos obtidos em zonas costeiras de França, Dinamarca e Espanha observou, contudo, que é necessário realizar vários estudos e reunir várias condições, nomeadamente averiguar o terreno para se saber se existem rochas debaixo das areias, facto que anula a possibilidade de implementar o sistema ‘ecoplage’.

O método, que utiliza canais de drenagem subterrâneos tornando-se invisível e silencioso, reage à acção dinâmica das ondas, absorvendo a parte da energia da vaga que provoca o fenómeno de erosão. A água das ondas estende-se no areal, infiltra-se na frente da praia, é filtrada pelas areias e é absorvida para os canais de drenagem, levada até um poço recolector e conduzida depois para uma estação de bombagem que a retira.

[...]A água pode ser aproveitada para piscinas com água do mar, aquários, viveiros, talassoterapia ou salinas, explica o director-geral da ‘Ecoplage’, Jean Yves Audrian, salientando que está demonstrado cientificamente que o ‘ecoplage’ não tem impactes negativos na flora e fauna.

Na internet pude encontrar sites com mais informação:

Ecoplage:
http://www.ville-saintraphael.fr/index.php?id=318

O método consiste num sistema drenos paralelos à costa a um nível definido em função das condições hidrodinâmicas específicas do sítio. Estes drenos ligam-se a um colector acoplado a uma estação de bombagem. A água carregada de grãos de areia trazida pela vaga escoa-se por infiltração enquanto a areia é retida sobre a praia. Assim, depósitos naturais de areia vão formar-se aumentando a praia. Este sistema é enterrado integralmente e por conseguinte invisível e totalmente silencioso.

Stabiplage:
http://www.stabiplage.com/vars/fichiers/pub_defaut/Synth%20Tech%20GB%20STABIPLAGE%20-%20170107.pdf

Utilizando os mesmos pressupostos do anterior, este sistema propõe que sejam colocados tubos permeáveis paralelamente e perpendicularmente à linha de costa. Estes sistemas de drenagem ficam cheios de areia, permitindo a que a agua circule livremente. A água que chega à praia é infiltrada e a areia é progressivamente acumulada na praia.

Patricia

Sem comentários: